Lauro Lima por Ricardo, Caruaru-PE |
O monociclo tem sido utilizado como ferramenta para se percorrer longas distâncias e tem estimulado muitas pessoas a apreciar este desporto inovador.
Existem, por todo o mundo, grupos de praticantes de monociclo. Já se realizam campeonatos e encontros mundiais na Europa, América do Norte, Nova Zelândia e Japão e já se encontra em processo um pedido para aceitação como um novo desporto olímpico.
Um belo exemplo de dedicação a este tipo de desporto é o de Lars Clausen, um pastor americano que rodou os Estados Unidos em monociclo levantando fundos para a sua Igreja. Outro exemplo é o de Hanspeter Beck, um australiano que rodou a Nova Zelândia durante 52 dias.
O monociclo também é paixão desses caras que se aventuram demais:
http://www.monociclos.com/web/
Familiarize-se com os monociclos. Sim, o monociclos tem frente e traseira, como um cavalo ou uma bicicleta. Os pedais devem ser marcados com "D" e "E" para o pé direito e esquerdo, respectivamente. Seu monociclo está em uma altura boa se sua perna direita fica praticamente reta quando o pedal atinge seu ponto mais baixo.
Quando começar seu treino. O melhor ambiente para se aprender a montar um monociclo é numa superfície plana e grande, com um corrimão ou barreira que você possa usar como apoio rápido.
Metade da batalha é mental. Você pode pensar que andar de monociclo é mais difícil do que andar de bicicleta. Sua percepção é devido ao fato de um monociclo parecer esquisito em comparação com o parente de duas rodas mais familiar. Mas andar de monociclos não requer mais prática nem muitas proezas físicas. Se você acredita que o processo de aprendizagem será bem exigente fisicamente, então ele será. Mas se você pensar positivamente, abraçar o desafio e se lembrar que qualquer pessoa pode aprender a andar de monociclo, você será maravilhosamente bem sucedido.
Montando no monociclo. Ao contrário do que se aprende quando se anda de bicicleta, o primeiro movimento que você faz no pedal quando monta num monociclos é para trás! Coloque o banco do monociclo abaixo de sua virilha, com a roda a sua frente e um braço te segurando no corrimão, que deve estar paralelo à direção da roda. Se você estiver olhando para a roda de seu monociclo a partir de uma posição virada para a parede, você poderá comparar a roda a um relógio cujos braços são os pedais. Os pedais devem ficar aproximadamente como 10:20 no relógio, o que significa que você pode levantar um pé e pressionar ele da mesma forma que você pisaria em um pedal de acelerador no seu carro. Quando você empurra desse jeito para trás, a roda vai levantar seu corpo para o banco, como se rolasse atrás de você. Então você estará numa posição vertical no monociclo! Seu próximo desafio é ficar ali ...
Recrute alguns amigos. Um corrimão não é a única coisa que você pode se encostar! Peça a alguns amigos para se juntar a você para aprender a andar de monociclo. Você terá dificuldade em encontrar pessoas que não sabem como andar de monociclo, e a promessa de um desafio divertido e energético pode te ajudar a recrutar pessoas. Com mais dois, sempre haverá dois para te dar apoio enquanto aprende a ter estabilidade. Posicione uma pessoa em cada lado do ciclista. Gradualmente, a quantidade de apoio necessários vai diminuir até o monociclista poder avançar sem ajuda.
Guie. À medida que você aprender a guiar seu monociclo, pratique em algum lugar vazio e plano. Você apenas aprende andando, apesar do quão preocupante a idéia de aprender te pareça quando se começa! Mas com algumas horas de prática, você pegará o jeito. Lembre-se, se você sentir caindo, simplesmente deixe seus pés cair no chão e levante-se. Seu monociclo não vai se machucar, mas você vai se cair com ele.
Segurança. Você deve se dar pelo menos duas semanas de prática antes de andar em uma área pública. Mas acidentes podem acontecer a qualquer monociclista. Independentemente do nível de habilidade, é necessário usar um capacete e munhequeiras para sua segurança. Quando você dirige, se usa um cinto de segurança, certo? Um capacete e munhequeiras são tão importantes quando ao se andar de monociclo.
Agora, como escolher o monociclo ideal para você?
Pedro Tejada saca tudo sobre isso: http://www.pedrotejada.com/files/Dica1.pdf
E se voce tem um e ainda não sabe andar, esse site ensina TUDO:
Cursode monociclo: http://www.circusartsonline.com/pt/unicycling/unicycling01.htm
=@)
Nenhum comentário:
Postar um comentário